CAMPEÕES: HP vence Brown Spiders por 28 a 12 e conquista o Paraná Bowl IX

O Paraná HP Futebol Americano sagrou-se campeão do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2017, vencendo por 28 a 12 o Brown Spiders FA neste domingo, 25 de junho, no Complexo Esportivo Brown Spiders em Curitiba. Na frente de cerca de 2500 pessoas, os comandados de Carlos Copi voltaram a ter atuação de gala defensivamente e a vitória foi um primeiro sinal que o novo jogo ofensivo mostra resultados.

DSCF7686

Desde as primeiras partidas era possível perceber o domínio do HP na temporada. Mesmo na chave mais difícil da competição a equipe venceu os três adversários da divisão Norte: 35 a 28 contra o próprio Brown Spiders; 13 a 10 contra o Coritiba Crocodiles; 39 a 00 contra o Londrina Bristlebacks (jogo em que o sistema ofensivo Air Raid melhor funcionou até então). Na semifinal a equipe não teve muita dificuldade contra a surpresa da competição, Francisco Beltrão Red Feet, vencendo por 38 a 06.

Individualmente a equipe também teve destaques importantes. Um deles foi o RB #19 Taurus, que anotou 04 touchdowns em toda a competição, além de ser eleito o MVP do Paraná Bowl IX. No ataque, vale lembrar ainda do WR #89 Molina, que fechou a competição com 7 TDs. Entre os QBs, tanto o #6 Mateus Rosa quanto o #5 Manzo terminaram com 6 passes para TD cada um.

Do outro lado da final a equipe enfrentou um empolgado Brown Spiders, que vinha com muita moral após a vitória por 30 a 00 contra o Curitiba Guardian Saints no Wild Card. Mas, a empolgação vinha, principalmente, pela histórica vitória na semifinal contra Coritiba Crocodiles, por 10 a 06. O maior destaque do time na competição foi o QB #4 Hulyan, com 7 passes para TD além de dois touchdowns terrestres.

O JOGO:

A partida começou bastante nervosa no Complexo Esportivo Brown Spiders. Foram três campanhas seguidas de 3 and out, duas do BS e uma do HP. Na segunda chance dos comandados de Carlos Copi, o RB #19 Taurus aproveitou um buraco na defesa e correu para 63 jardas, abrindo o placar. Com o Extra point convertido pelo K #9 Copi, o placar ficava em 07 a 00.

Logo na primeira campanha do segundo período o HP teve  chance de ampliar, mas o K #9 Copi não converteu o Field Goal de 35 jardas. Porém, o BS facilitou a vida do adversário: após algumas faltas na campanha (false start e formação ilegal do ataque), o time se viu obrigado a chutar um punt em uma 4ª 16, bem próximo à própria endzone. O snap foi alto e o punter não conseguiu pegar, resultando num safety. O placar ia para 09 a 00 neste momento.

Ainda antes do intervalo deu tempo para uma interceptação do #26 Carvalho, devolvendo a bola para os Spiders. O time tentou um chute de 58 jardas com o K #2 Fracaro, mas não converteu.

Na volta do intervalo a partida começava a ficar mais equilibrada. Logo na primeira campanha ofensiva o QB #4 Hulyan encaixou um ótimo passe de 28 jardas para o WR #16 Anhucci, que já na endzone recebeu a bola e garantiu os 6 pontos. O XP foi bloqueado e o placar ficava em 9 a 6. Na sequência a equipe tentou o onside kick e teve sucesso, garantindo a posse de bola novamente e colocando o momento do jogo todo para seu  lado.

Porém, as coisas começaram a voltar para o HP. Novamente sofrendo com as faltas de ataque (holding e delay of game) o time não renovou as descidas. E pior, o snap para o punt veio novamente ruim, forçando o punter a se jogar sobre a bola. O resultado disso foi o HP com a posse já na linha de 17 jardas no campo de ataque. Aí a defesa dos Spiders apareceu, permitindo apenas o FG do K #9 Copi, que levou o placar para 12 a 06.

Mas este provavelmente será o terceiro quarto do pesadelo dos aranhas-marrons por muito tempo. No chute de retorno, o RB #11 Nelson recebeu a bola e correu com ela no colo para ajoelhar na própria endzone, dando o safety para o HP, que colocava diferença de 8 pontos no placar, 14 a 06. Essa pontuação jogou um balde d’água nos ânimos do BS no jogo. No 3º quarto ainda deu tempo do K #9 Copi perder mais um FG.

DSCF7508No começo do último período, o QB #8 Vidal do HP achou o WR #89 Molina, que quebrou dois tackles e correu para a endzone. O XP bom deixava o placar em 21 a 06, com cerca de 8 minutos restando no relógio. Na posse de bola seguinte o BS não converteu uma 4ª para 3 jardas já no campo de ataque. Porém, a defesa apareceu novamente, interceptando o passe do recém colocado (e ainda frio) na partida QB #6 Mateus Rosa do HP, dando uma última vida à equipe.

O ataque foi produtivo desta vez e o QB Hulyan, após se movimentar muito bem para fugir do sack, encontrou o #10 Tuleskinho, em cima da linha da endzone, com menos de 3 minutos no relógio. Porém, o XP para fora do K #2 Fracaro deixou o jogo ainda em duas posses (21 a 12) e aí ficava muito difícil imaginar uma virada.

O time tentou mais um onside kick e, como desta vez estava mais óbvio, não teve sucesso. Com a posse já na redzone, o QB #6 Mateus Rosa encontrou o WR #17 Dos Santos, garantindo mais um TD.  O XP bom do K #9 Copi colocava números finais na partida: Paraná HP 28 a 12 Brown Spiders Futebol Americano.

Após a festa da vitória, conversamos com o técnico do HP, Carlos Copi, que trouxe um novo playbook ao time. O técnico comentou sobre a partida: “pecamos muito nas finalizações das jogadas. Só no 1º tempo produzimos 323 jardas mas apenas 1 TD. No 2º tempo foi a mesma coisa, na hora decisiva faltava as jogadas finais. Por outro lado, nosso 1º touchdown nos trouxe tranqüilidade e com isso diminuímos um pouco a afobação do início pra que pudéssemos continuar trabalhando e seguir o plano de jogo”.

Do outro lado, conversamos com o responsável pelos dois TDs do time na partida, o QB Hulyan: “estávamos muito ansiosos no começo do jogo e não tinha como ser diferente. Além disso, logo após termos conectado um passe muito bom pra anotar o TD, termos conseguido recuperar o onside kick, cometemos algumas faltas que vão minando a confiança. Acredito que pagamos um pouco por isso”

O título veio novamente de maneira invicta para o Paraná HP. Ano passado a equipe havia conquistado também sem perder nenhuma partida, vencendo o Coritiba Crocodiles na final.

Agora, tanto HP quanto BS colocam foco total na principal competição nacional do ano: a BFA, que acontece no 2º semestre. E é claro que traremos todas as notícias pra você!

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s