Em jogo sem TD de ataque, Gladiators vence Lions em Curitiba

O Joinville Gladiators veio até Curitiba neste domingo, 30 de julho, enfrentar o Curitiba Lions, em jogo válido pela Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA). Numa partida em que nenhum dos ataques conseguiu pontuar, melhor para os visitantes, que venceram por 23 a 06. Destaque para o #80 Debastiane, que anotou dois touchdowns. Na outra partida do fim de semana, o Foz do Iguaçu Black Sharks perdeu, em Foz, para o Jaraguá Breakers, por 37 a 10.

O início da partida parecia ser muito vantajoso para os Lions. Logo no kickoff houve fumble no retorno do Gladiators, deixando os donos da casa já na linha de 9 do campo de ataque. Porém, o QB #12 Velloso não conseguiu encaixar bem as chamadas e o Field Goal foi bloqueado, mantendo o placar intacto. O ataque dos visitantes não conseguiu trabalhar e as duas campanhas não foram bem sucedidas, terminando em turnover on downs e em interceptação do S #26 Tutu. Antes do período acabar os Lions tiveram nova chance de FG, mas, novamente não foi bem sucedido.

No 2º período a emoção ficou apenas no final. Os visitantes tiveram uma chance de 1ª and goal, na linha de 2 jardas. Mas, a boa atuação da defesa dos Lions combinada com duas faltas do ataque (false start e holding) forçaram uma 4ª descida na linha de 24 jardas, que não foi bem sucedida. Na sequência, a defesa do Gladiators forçou um rápido 3 and out do ataque do Lions e, no retorno do Punt o #3 Souza correu direto para a endzone. Com o Extra Point perfeito do K #1 Fernandes, o placar ficava em 07 a 00 quando o jogo ia para o intervalo.

DSCF8099Logo no retorno do intervalo o Gladiators voltou a pontuar. O QB dos Lions, Velloso, lançou nas mãos do LB #80 Debastiane, que correu mais de 70 jardas para garantir a pick six. Com o XP não convertido o placar mostrava 13 a 00. No lance, Velloso  sofreu lesão e voltaria para a partida apenas nas últimas campanhas. Sem o QB titular, os Lions sofreram e na campanha seguinte cederam um Safety para o Gladiators, que colocou 15 a 00 no placar.

Ainda no 3º período daria tempo para mais duas pontuações: uma, dos visitantes, que forçaram mais um safety contra o ataque dos curitibanos; outra dos Lions, que tiraram o zero do marcador com uma interceptação retornada para TD do #32 Colela. Com o XP bloqueado o placar ficava em 17 a 07, na jogada que encerrou o período.

No início do último quarto, mais uma vez o time de especialistas castigou o Lions. Debastiane retornou o kickoff direto para a endzone. O XP não foi convertido, deixando o placar em 23 a 06. Neste momento, Velloso voltava a comandar o ataque, mas a mobilidade era visivelmente limitada. Placar final, Curitiba Lions 06 x 23 Joinville Gladiators.

Após a partida, conversamos com um dos destaques do jogo, Julio Cesar Debastiane, que atua como WR, LB e retornador. Ele nos contou que os dois TDs do jogo são fruto de muito treinamento: “É tudo com base na leitura. Nós temos ótimos bloqueadores, com isso o retornador precisa apenas ler os bloqueios e aproveitar os buracos. O time trabalhou muito bem para que isso fosse possível”.

Conversamos também com Fernando Boing, head coach do Gladiators, que explicou sobre o jogo ter sido dominado pelas defesas. “Nossa defesa é muito intensa e está preparada. Com pressão da linha defensiva, tendo uma secundária muito boa, as bolas aéreas nunca serão uma boa opção. Do outro lado, pelo nosso ataque, são alguns fatores: nosso QB ainda é muito novo, tem apenas 18 anos; nossa OL tem também alguns novatos; e, o conjunto, de 85% do time ter menos de um ano e meio de futebol americano gera alguns erros, como drops ou erros de passe do QB”.

Do outro lado, o head coach do Lions, Dafines Aurélio Michel, também comentou sobre o desempenho do seu time no jogo: “o special teams foi o fator que mais machucou nossa equipe. Tomar TD de retorno não dá e eu cobrarei muito isso dos atletas. Mas, nosso trabalho começou dois meses atrás, tem muita coisa pra ser feita ainda. Iremos melhorar mais para o próximo jogo, principalmente o ataque. Nosso time ofensivo precisa desenvolver melhor”.

Veja abaixo os atletas que anotaram as pontuações do jogo:

Curitiba Lions
#32 Colela: 1 interceptação retornada para touchdown (pick6)

Joinville Gladiators
#3 Souza: 1 retorno de punt para touchdown;
#80 Debastiane (LB): 1 interceptação retornada para touchdown; 1 retorno de kickoff para touchdown;
#1 Fernandes (K): 1 extra point convertido.

Confira o resultado da outra partida do fim de semana da Liga Nacional de Futebol Americano no Paraná:
Foz do Iguaçu Black Sharks 10 a 37 Jaraguá Breakers

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s