Atleta paranaense que brilha na Europa conta como é o FA em Portugal

O Paraná é um dos grandes celeiros do esporte no País. E um atleta do estado tem brilhado do outro lado do Atlântico. O nome dele é Wilian Aparecido Holegario LaPrado, ou simplesmente Wilian LaPrado. Nascido em Paranavaí o representante do estado atua como running back na equipe atualmente bi-campeã portuguesa.

24946266_1633566999998048_267879362_o

Atualmente com 23 anos, Wilian conversou conosco e comentou sobre sua história e sobre as possibilidades de jogar no Brasil: “nunca joguei no Brasil, mas já recebi propostas. Não foi nada que me chamasse a atenção ou que me fizesse deixar o [Lisboa] Devils, mas não posso descartar essa possibilidade”.

“Costumo treinar com times da região quando vou ai de férias”, continuou o running back. “Já estive um tempo com o Paraná HP e também com o Maringá Pyros”.

Mas, a história de LaPrado no futebol americano não começou no Lisboa Devils. Na verdade, por mais estranho que pareça, não começou nem no futebol americano. “Minha jornada no esporte começou em 2011, quando estava num torneio de Brutusball, uma variação do rugby. O head coach dos Cascais Crusaders, Paulo Terrinca, estava no parque das Nações com o quarterback Antonio Pedro Santos. O convite veio no final do torneio quando o Terrinca veio falar comigo, se apresentou e falou sobre os crusaders. Achei interessante a ideia e decidi ir. Fiquei com eles uns dois meses mas saí, pois o horário não era adequado à minha rotina.”

24891797_1633566976664717_1065856407_nLa Prado continuou: “um ano depois, vi no Facebook um anúncio sobre uma nova equipe que iria nascer em Lisboa. Mandei mensagem, falei com um amigo e fomos os dois. Com o passar do tempo levei o meu irmão e o meu amigo trouxe outro rapaz para treinar. Após seis meses o projeto não avançou, mas ao mesmo tempo surgia os Lisboa Devils. Como já tínhamos um núcleo assíduo e queríamos jogar na Liga Portuguesa, fizemos os try outs e todos nós ficamos.”

Apesar de atualmente estar ganhando destaque como running back, o paranaense começou atuando na defesa. Na verdade, na linha defensiva. “Comecei a jogar como Defensive End. No ano seguinte fazia algumas jogadas como linebacker, mas na 3º temporada pedi para mudar de posição. Eu queria tentar o ataque, pensei que ajudaria mais o time do lado ofensivo. E pelo vistos deu certo. Apesar de no ano de transição eu ter atuado como fullback, foi uma ótima forma para ir ganhando bases. No ano seguinte, fiquei como RB e assim continuo até hoje”.

24992112_1633566266664788_407285580_nO running back aproveitou para comentar sobre a relação que tem com alguns atletas e coaches paranaenses. “Meu irmão mais novo, que jogou comigo nos Devils, joga agora nos Pyros. Além disso, costumo manter conversa com alguns atletas, como o Phelippe Dantas do Natal Scorpions, que também jogou comigo pelos Devils, o Ronan Candido do Timbo Rex e o Ramon Sanchez”.

Pra finalizar, LaPrado falou sobre a organização e profissionalismo do futebol americano português – que é muito parecido com o brasileiro. “O esporte aqui ainda é muito recente, apesar de já estarmos na 9 edição da LPFA, a liga ainda é pouco conhecida a nível nacional, devido talvez ao fanatismo pelo futebol. Há dois anos tivemos, nos Devils, nossos primeiros estrangeiros. Com a presença do Collin Franklin, ex-jogador da NFL, os meios de comunicação deram mais atenção ao esporte. Participamos também da IFAF Champions League, o que foi um marco bastante positivo”.

“Mas, apesar de todo o avanço, somos uma liga amadora”, disse Wilian. “Pagamos uma cota mensal para ajudar o clube nos custos de aluguel de campo, pagar árbitros, ambulância e outras despesas da equipe. Com a exceção de alguns estrangeiros, os atletas não recebem salários ou ajudas de custo para jogar e penso que isso ainda esta num futuro distante”, finalizou o atleta.”

 

LaPrado foi já foi nomeado para diversas premiações e foi eleito como o jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra na liga portuguesa.

(Fotos: Cortesia / Arquivo pessoal Willian LaPrado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s