Seleção Paranaense avança à próxima fase do Torneio sub-19

A Seleção Paranaense sub-19 de Futebol Americano avançou à próxima fase do Torneio nacional da categoria. Mesmo perdendo nesta tarde de sábado por 12 a 10 para a seleção paulista, em Curitiba, a equipe garantiu a classificação, graças à vantagem construída na primeira partida, em São Paulo. E não faltou emoção para as mais de 900 pessoas que compareceram ao Complexo Esportivo Brown Spiders.

Logo na primeira bola o time paranaense surpreendeu, sendo efetivo no onside kick no chute de kickoff. Porém, após o ataque do Paraná começar a campanha já na linha de 40 jardas do campo de ataque, a defesa dos paulistas apareceu bem e forçou um 3 and out. O ataque da equipe de São Paulo também não conseguiu renovar as descidas na primeira campanha e chutou o punt.

IMG_0665

Porém, após um bom retorno do #82 Antony, o #40 da equipe paulista deu uma joelhada para derrubar o retornador e foi expulso da partida. Um membro da comissão técnica dos paranaenses também foi expulso, por ter reagido com violência. Ao final da campanha, o passe do quarterback #12 Matheus Sato foi interceptado pelo cornerback #46 Silva.

Ainda no primeiro período o time paranaense teve nova posse de bola, na linha de 28 jardas do campo de defesa. Após duas boas corridas do running back #25 Lopes e uma ótima recepção do wide receiver #13 Rebello, a equipe estava novamente na linha de 24 do ataque. Aí, Rebello, que também é kicker, converteu um difícil field goal de 46 jardas para abrir o placar, deixando em 3 a 0. No segundo quarto foram dois punts para cada lado e nenhum dos dois ataques avançou em campo.

Na volta do intervalo, logo na primeira campanha o time de São Paulo virou o jogo. Numa campanha que contou com a big play de 55 jardas entre o QB #12 Mendonça e o WR #84 Lima, o próprio QB garantiu o touchdown, numa corrida de 15 jardas. O XP bloqueado deixava o placar em 6 a 3 para os visitantes. Ainda no terceiro período os visitantes contaram com um fumble do QB #3 Gabriel Apetz, forçado pelo #97 Renan Pitbull e retornado para TD pelo #89 Vinícius Nakata. A conversão de dois pontos não bem-sucedida deixava o jogo em 12 a 03.

No último período, Apetz lançou uma interceptação e os visitantes tiveram uma campanha de quase 8 minutos, que terminou num turnover on downs. Aí, os paranaenses colocaram Rebello para atuar como QB, para a campanha que definiria o jogo.

Rebello mostrou bastante mobilidade, correndo 30 jardas durante a campanha. Os paulistas ainda cometeram uma falta de tackle pelo colarinho, dando 15 jardas para os donos da casa. Ao final da campanha, numa 3 and goal na linha de 10 jardas, Rebello encontrou o WR #10 Samuel Latoch na endzone, que garantiu o touchdown. O XP convertido pelo K #6 Abner deixou o placar em 12 a 10 a favor dos paulistas.

Como na primeira partida a equipe paranaense ganhou por vantagem de 3 pontos (16 a 13), mesmo com a derrota a equipe estava se classificando, pelo saldo de pontos. Aí, o ataque dos paulistas precisou arriscar mais, pois precisava de ao menos um FG para mudar o destino da partida. Porém, quando restavam 50 segundos, o CB #32 Henrique Lamers interceptou o passe e selou a vitória. Placar final, Paraná 10 a 12 São Paulo e a equipe paranaense classificada à próxima fase.

IMG_1114

Após a partida, conversamos com o head coach do time paranaense, Adan Rodriguez, que comentou sobre a vitória: “Normalmente, teríamos que pontuar uma vez mais. Mas, como precisávamos de apenas uma campanha, eu mantive a calma do time para que fossemos conquistando aos poucos. Além disso, optamos por um QB móvel, que fez uma excelente leitura, além de ter resolvido algumas vezes com as pernas”.

Do outro lado, o Coordenador Ofensivo Vitor Cesar “Mochila” falou sobre o valor que esta derrota tem para os atletas: “É muito importante que esses meninos participem de partidas decididas no final, que estejam acostumados com esse ambiente. Tenho certeza que, numa próxima vez que estiverem numa situação como essa, eles estarão mais confortáveis e mais confiantes”.

Confira abaixo os atletas responsáveis pelas pontuações do jogo:

Paraná:
#13 Rebello (QB/K/WR): um passe para touchdown; um field goal convertido;
#10 Latoch (WR): uma recepção para touchdown;
#6 Abner (K/P): um extra point convertido.

São Paulo:
#12 Mendonça (QB): uma corrida para touchdown;
#89 Vinícius Nakata: um fumble recuperado e retornado para touchdown.

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s