Paraná HP conclui primeira fase do paranaense sem tomar pontos

A defesa do Paraná HP é conhecida por ser uma das melhores do Brasil. E, após as três primeiras partidas da temporada regular do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2018, ela vem provando isso mais uma vez. O time ainda não sofreu pontos na competição e, o que impressiona ainda mais, forçou ataques adversários a finalizarem as partidas com jardas negativas.

IMG_2064

Nos dois jogos que fez em Curitiba a defesa do Paraná HP tem médias de -100 jardas cedidas por partida, sendo -50 jardas aéreas e -50 jardas terrestres (dados das partidas contra Moon Howlers FA e Curitiba Guardian Saints). Isso significa que a defesa “ganhou” um campo inteiro em jardas nas duas partidas.

E, segundo Lucas Dias, Coordenador Defensivo da equipe, o bom resultado em campo é fruto de muito trabalho feito fora dele: “Estou muito satisfeito com o desempenho da defesa na fase regular do campeonato. Conseguimos testar novas jogadas e dar tempo de campo a vários jogadores. Temos muitos talentos individuais e, quando eles se somam, o resultado é gratificante. Isso se deve muito ao comparecimento e trabalho duro em todos os treinos da semana, à vontade de aprender coisas novas e ao enfoque que o time dá ao preparo físico”.

IMG_7302

Saiba mais: Comissão Técnica do Paraná HP participa de evento com profissional da NFL

Para Carlos Copi, head coach do time, um dos grandes objetivos desta primeira fase foi cumprido: dar tempo de campo a mais atletas. “Buscamos rodar bastante o elenco e dar experiência de campo ao máximo possível de combinações em campo. Também testamos bastante ideias. O paranaense acaba não sendo uma competição muito proveitável mas tentamos tirar o máximo do que ele nos pode oferecer”, comentou Copi.

Com o bom desempenho defensivo o HP finalizou a fase regular com 169 pontos de saldo. Vale lembrar que este é o primeiro critério de desempate das equipes que terminarem a temporada regular com o mesmo número de vitórias. E, como apenas dois dos três líderes das divisões ao final da temporada regular garantem classificação direta às semifinais, o saldo de pontos é crucial para ter uma semana a mais de folga.

IMG_1682

Com a campanha invicta, o HP acumulou 169 pontos de saldo na Divisão Norte. Também podem terminar invictos: o Coritiba Crocodiles, na Divisão Leste, que atualmente tem 123 pontos de saldo; e o Maringá Pyros, na Divisão Oeste, que atualmente tem 51 pontos de saldo. Tanto o Croco quanto o Pyros fazem sua última partida no próximo final de semana.

Desta forma, para o HP não ter sua classificação direta à semifinal, o Crocodiles precisa vencer sua última partida com saldo de 47 pontos e o Pyros precisa vencer com saldo de 119 pontos. Essa condição colocaria a equipe como o seed #3 da competição estadual.

Copi continuou, comentando sobre como ele viu o desempenho do time: “Acho que ainda não conseguimos explorar o potencial da equipe, muito por conta do giro grande de atletas inexperientes. Mas temos consciência de que isso será melhorado conforme mudarmos a estratégia e focarmos mais em resultado. Mas, taticamente, mostramos evolução no decorrer desses três jogos. Fomos, aos poucos, introduzindo algumas coisas, eliminando outras e testando diferentes ideias”.

IMG_7155

Lucas Dias finalizou, comentando que, independente do que vem pela frente e do ótimo desempenho apresentado até aqui, a defesa ainda precisa melhorar em alguns aspectos: “O mais desafiador por enquanto é mesclar a preparação para os jogos do campeonato paranaense com o período de instalações, então ainda precisamos ganhar mais fluidez nas chamadas e temos ainda mais alguns conceitos a instalar esse semestre. O objetivo é, além de buscar o título paranaense, ter tudo funcionando para a BFA”.

No próximo fim de semana teremos as quatro partidas que encerram o Campeonato Paranaense 2018. E você saberá todos os resultados aqui, no FA Paranaense.

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s