Duas equipes e quatro partidas: o esforço da arbitragem pro fim de semana de jogos

O fim de semana será cheio de jogos no estado. São quatro partidas, duas em cada dia, que prometem muita emoção em todos os cantos do Paraná. E, para a equipe de arbitragem, é necessário um esforço à parte para atender a rodada que encerra a temporada regular do Campeonato Paranaense de Futebol Americano.

IMG_6670

No sábado, Coritiba Crocodiles e Street Dogs se enfrentam em Curitiba e o Maringá Pyros recebe o Batel DarkWolves no interior. No domingo, é a vez de Brown Spiders e Curitiba Lions se enfrentarem na capital paranaense e Francisco Beltrão Red Feet e Foz do Iguaçu Black Sharks duelarem no interior. E as equipes de arbitragem precisam se multiplicar para apitar as partidas, mantendo o foco e o critério, em todas.

Nós conversamos com Felipe Oliveira, Diretor de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol Americano, que nos contou um pouco mais sobre a organização dos juízes para o atendimento . “Nesta rodada, trabalharemos com 14 árbitros, divididos em duas equipes”, contou Felipe. “Uma equipe fica responsável pelas duas partidas da capital e a outra pelos jogos no interior. Esta última viaja até Maringá, faz a partida no sábado a noite e, logo após o jogo, embarca para Francisco Beltrão para apitar no domingo de manhã”.

IMG_6724

O árbitro continuou, explicando como é feita a divisão dos juízes na escala. “O Francisco Neto e o Diego Garcia trabalham mais forte na divisão da escala, não pensando apenas na questão quantitativa, mas também na qualitativa, olhando para a aptidão que cada um tem em cada função. O Diego também faz um ótimo trabalho na cotação do transporte e toda a estrutura necessária para a comodidade e conforto, tanto dos árbitros que ficam por aqui quanto dos que vão viajar”.

Duas partidas para cada equipe de arbitragem num espaço tão curto de tempo pode ser algo cansativo para os juízes. Mas, para Felipe, quando se faz o que gosta, o cansaço passa despercebido. “Essa é a parte que a gente mais gosta. Queremos estar em campo, fazendo nosso trabalho, que tanto gostamos. A concentração nas partidas vem de maneira natural, pois sentimos muito prazer com o que fazemos”.

Pra finalizar, Felipe comentou sobre a distância da família, principalmente da equipe do interior, que ficará o fim de semana inteiro fora. “Sem o apoio da família e amigos nós não conseguiríamos. Especificamente a equipe que vai viajar… eles sairão no sábado, às 10h, e chegarão apenas no domingo à noite. São muitas horas de viagem, na estrada, longe da família e perdendo o final de semana com os filhos. Então precisa do apoio de todos pra fazer isso”.

Desejamos uma boa viagem aos árbitros que vão para o interior e boa sorte a todos comandando a rodada final da temporada regular do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2018.

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s