Árbitros utilizaram tecnologia para agilizar comunicação durante Paraná Bowl X

A arbitragem paranaense é considerada uma das melhores e mais bem preparadas do País. Buscando permanecer assim, no último fim de semana a equipe que apitou o Pinhão Bowl no sábado e o Paraná Bowl no domingo utilizou equipamentos de comunicação para agilizar a troca de informações e a tomada de decisões durante o jogo.

Arbitragem - tecnologia - amanda boabaid

Nós conversamos com o experiente Felipe Oliveira, que comandou a equipe durante o Paraná Bowl e nos contou mais sobre a tecnologia. “Essa é uma daquelas atitudes simples mas que ajudam muito e facilitam nosso trabalho”, disse Felipe. “A ideia surgiu recentemente, apesar de já ser um equipamento utilizado em alguns estados. Foi no paranaense deste ano que nós percebemos a necessidade de agilizar ainda mais a troca de informações”.

Obviamente, a tecnologia de comunicação agiliza as decisões em campo – mas, segundo o árbitro, em alguns casos o huddle dos juízes é indispensável. “Como essas foram as duas primeiras partidas em que utilizamos a tecnologia, nós preferimos restringir a utilização, para servir como teste mesmo. Então, foram mais questões administrativas, como a certificação de quantos timeouts cada equipe tinha, spot da bola, marcador da descida, além de situações de comunicação das faltas ocorridas na jogada. Mas, quando as situações eram mais complexas, utilizamos a recomendação mais tradicional – que é o que deve ser feito -, que são as reuniões em campo”.

Já utilizado em alguns outros estados, como o Rio Grande do Sul, a equipe de arbitragem não pretende restringir o uso da tecnologia apenas ao paranaense. Como o resultado final foi bastante positivo, o sistema de comunicação será utilizado também nas partidas de competições nacionais, como a BFA, com mando de equipes do estado do Paraná.

(Foto: Fotógrafa Amanda Boabaid)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s