A Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) anunciou nesta semana que o Curitiba Lions desistiu de participar da competição em 2018. Com a desistência, a equipe da capital paranaense está suspensa também de participar de qualquer competição chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) em 2018 e 2019, o que inclui tanto a Brasil Futebol Americano (BFA), principal competição do esporte no País, quanto a própria LNFA.
Segundo a publicação oficial da Liga Nacional, devido ao anúncio tardio da desistência à LNFA (feito apenas em 29 de junho), o Lions terá de arcar com uma multa administrativa de R$ 3.000,00 e está suspenso de possível participação na competição em 2019. Além disso, todas as partidas do calendário da equipe (contra Porto Alegre Gorillas, Armada FA, Miners FA e Santa Cruz Chacais) serão consideradas WO, com placar de 49 a 00,
“A exclusão das equipes na LNFA em 2018 acarreta também a suspensão da participação na BFA e LNFA e qualquer outra competição regida ou chancelada pela CBFA, nas temporadas 2018 e 2019. Vale o reforço que caso a equipe não quite o débito, ainda que o prazo da suspensão tenha se encerrado, só poderá pleitear vaga após a quitação do débito”, diz parte da nota divulgada pela Liga Nacional.
Segundo informações de membros do Curitiba Lions, a desistência foi necessária, devido, principalmente, à falta de atletas na equipe. Alguns jogadores importantes do time atuarão por outras equipes no segundo semestre, como o Brown Spiders, Coritiba Crocodiles e Paraná HP.
Vale lembrar que o Lions participou do Campeonato Paranaense em 2018, conquistando uma importante vitória contra o Street Dogs, por 14 a 08. Mas, a equipe não conseguiu avançar aos playoffs num grupo bastante complicado, que contava ainda com Brown Spiders e Crocodiles.
(Foto: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)