Diego Garcia completa 200 partidas como árbitro de futebol americano

Um dos árbitros mais experientes do futebol americano do Paraná alcançou uma marca importante na partida do último fim de semana, entre Brown Spiders e Maringá Pyros: Diego Garcia chegou às 200 partidas em campo, com pouco mais de cinco anos de experiência.

Diego garcia 200 jogos

Nós conversamos com Diego, que comentou nunca ter imaginado chegar a tantas partidas: “O esporte ainda é amador, então você nunca sabe quando teremos os jogos, como as coisas serão. No Paraná, a situação é mais estável e temos muitos jogos, muitas partidas para apitar. Mas, a gente nunca imagina um número desses. Sabemos a batalha dos times, da Federação e de todos envolvidos, mas é muito bom estar sempre apitando e vendo o esporte crescendo”.

Além de quantidade, Diego já participou de algumas partidas importantes da história do esporte do estado. O árbitro já apitou: seis Paraná Bowls (IV, V, VI, VII, VIII, IX e X); dois Pinhão Bowls (I e II); uma Copa Integração (2013); a final da Liga Nacional de 2014; e o Brasil Bowl de 2014, no Couto Pereira.

Diego garcia 200 jogos-2Ao lado de Garcia, Francisco Domingos “Chico” Neto também já ultrapassou a marca das 200 partidas, com cerca de 210 e Felipe Oliveira completou, recentemente, 300 partidas de futebol americano apitadas.

Diego nos contou também sobre como iniciou sua jornada como árbitro: “comecei por gostar muito do esporte, assistindo futebol americano na televisão. Me aprofundei nas regras e fui jogar, mas não deu muito certo, pois os gastos eram muito altos. Um dia conheci o Felipe [Oliveira] e ele me disse que eu tinha que virar árbitro, por saber das regras. Então, seguindo o conselho dele, fiz o curso e consegui passar. Como eu já tinha vivência como árbitro em outras modalidades, pensei ‘vai dar certo’”.

Diego garcia 200 jogos-3O árbitro nos contou também sobre quais são seus objetivos ainda no esporte: “Conversando com o Felipe dias atrás, minha meta é que nós dois chegássemos em 1000 jogos. Mas, seriam mais uns 20 anos ainda apitando, é muita coisa, é muito tempo. Hoje, penso em 500 jogos, o que já estaria muito bom, com mais uns 10 ou 15 anos em campo. Essa é uma meta mais possível”.

E o segundo semestre de 2018 estará cheio de jogos para a equipe de arbitragem paranaense. Pelas competições masculinas, teremos representantes na Copa Sul, Liga Nacional e BFA; pelas femininas, o Campeonato Brasileiro também passará pelo estado.

(Foto: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s