Um dos árbitros mais experientes do futebol americano do Paraná alcançou uma marca importante na partida do último fim de semana, entre Brown Spiders e Maringá Pyros: Diego Garcia chegou às 200 partidas em campo, com pouco mais de cinco anos de experiência.
Nós conversamos com Diego, que comentou nunca ter imaginado chegar a tantas partidas: “O esporte ainda é amador, então você nunca sabe quando teremos os jogos, como as coisas serão. No Paraná, a situação é mais estável e temos muitos jogos, muitas partidas para apitar. Mas, a gente nunca imagina um número desses. Sabemos a batalha dos times, da Federação e de todos envolvidos, mas é muito bom estar sempre apitando e vendo o esporte crescendo”.
Além de quantidade, Diego já participou de algumas partidas importantes da história do esporte do estado. O árbitro já apitou: seis Paraná Bowls (IV, V, VI, VII, VIII, IX e X); dois Pinhão Bowls (I e II); uma Copa Integração (2013); a final da Liga Nacional de 2014; e o Brasil Bowl de 2014, no Couto Pereira.
Ao lado de Garcia, Francisco Domingos “Chico” Neto também já ultrapassou a marca das 200 partidas, com cerca de 210 e Felipe Oliveira completou, recentemente, 300 partidas de futebol americano apitadas.
Diego nos contou também sobre como iniciou sua jornada como árbitro: “comecei por gostar muito do esporte, assistindo futebol americano na televisão. Me aprofundei nas regras e fui jogar, mas não deu muito certo, pois os gastos eram muito altos. Um dia conheci o Felipe [Oliveira] e ele me disse que eu tinha que virar árbitro, por saber das regras. Então, seguindo o conselho dele, fiz o curso e consegui passar. Como eu já tinha vivência como árbitro em outras modalidades, pensei ‘vai dar certo’”.
O árbitro nos contou também sobre quais são seus objetivos ainda no esporte: “Conversando com o Felipe dias atrás, minha meta é que nós dois chegássemos em 1000 jogos. Mas, seriam mais uns 20 anos ainda apitando, é muita coisa, é muito tempo. Hoje, penso em 500 jogos, o que já estaria muito bom, com mais uns 10 ou 15 anos em campo. Essa é uma meta mais possível”.
E o segundo semestre de 2018 estará cheio de jogos para a equipe de arbitragem paranaense. Pelas competições masculinas, teremos representantes na Copa Sul, Liga Nacional e BFA; pelas femininas, o Campeonato Brasileiro também passará pelo estado.
(Foto: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)