Ester de Alencar comenta sobre retorno ao Silverhawks e FA feminino no EUA

Uma das fundadoras do Curitiba Silverhawks, Ester Biss de Alencar está de volta aos gramados curitibanos. Após passar seis meses nos Estados Unidos, onde manteve-se na ativa no futebol americano feminino, a atleta voltou para a capital paranaense e a atuar pelo Curitiba Silverhawks. Já na primeira partida, Ester foi fundamental para a vitória da equipe no último domingo, fora de casa, contra o Spartans Football, conseguindo recepções e avanços fundamentais nas campanhas ofensivas da equipe.

Após um 2017 bastante movimentado, com o Silverhawks participando do campeonato nacional e de amistosos com a equipe, Ester, sempre na posição de quarterback, teve a oportunidade de passar seis meses nos Estados Unidos. Apaixonada pelo esporte como é, não conseguiu ficar longe do futebol americano e rapidamente conseguiu uma vaga em uma equipe local.

“Quando estive no estado de Iowa tive a oportunidade de jogar por uma equipe de lá, o Iowa Crush. Após entrar em contato, participei de alguns treinos e elas foram bem receptivas. Aos poucos, fiquei mais próxima da head coach da equipe e elas perceberam que eu entendia de FA e sabia o que estava fazendo. Aí, elas me convidaram pra jogar em duas partidas que aconteceriam no período que eu estaria por lá. Tive a oportunidade de atuar como wide receiver durante a maior parte do jogo, além de algumas campanhas como quarterback. Foi uma experiência muito legal”.

Ester aproveitou para contar um pouco sobre o tamanho do futebol americano feminino no Brasil, quando comparado com outros locais: “Foi muito bacana perceber que eu podia acrescentar na equipe delas e ver que não estou tão longe do nível que elas têm lá. Na verdade, vejo que no Brasil como um todo não estamos num nível tão longe do futebol americano feminino praticado por lá, eu esperava uma diferença muito maior. O esporte sofre bastante pra crescer. Se pudesse comparar, seria como o futebol (soccer) masculino x feminino no Brasil. Por outro lado, é nítido que as atletas são mais bem preparadas fisicamente, mais atléticas mesmo”.

Durante a viagem a atleta viu, de longe, o Silverhawks sagrar-se campeão paranaense  de futebol americano. E, segundo Ester, não estar presente neste momento foi algo difícil: “Quando o torneio paranaense aconteceu eu estava viajando para Oklahoma, para a segunda partida com o Iowa Crush. E foi uma das coisas mais difíceis pra mim, pois, eu sempre estive em todos os momentos do Silverhawks, passei por toda a dificuldade para conseguir as coisas, a construção do time que é hoje… e, no primeiro momento que tínhamos a chance de mostrar quão grande nós somos, eu não estava lá – não fisicamente, pois meu coração estava aqui. Isso foi muito pesado, eu assisti pelo meu 3G no carro, na estrada. Mas, sem dúvidas, estava muito feliz de ver o que elas estavam conquistando e de ver o desempenho delas”.

Mas, na estreia da principal competição do ano, a Copa Sport America de Futebol Americano Feminino, Ester esteve em campo e foi fundamental para a vitória – desta vez, atuando como wide receiver. “Voltei ao Brasil duas semanas antes do nosso primeiro jogo. Então no começo foi difícil, até por toda a adaptação. Mas, é necessária e é muito bom estar fora da zona de conforto. Estou muito feliz de ver o time crescendo e fiquei muito feliz em poder ajudar a equipe durante a partida. Antes do jogo eu estava meio apreensiva em alguns aspectos, mas no fim das contas consegui fazer um bom jogo e ser decisiva em alguns lances”.

O Silverhawks, com a Ester Alencar, volta aos gramados de Curitiba no dia 2 de setembro, pela segunda rodada da Copa Sport America, contra o Big Riders, do Rio de Janeiro.

(Fotos: Divulgação Arquivo Pessoal Ester de Alencar | Fotógrafa Camila Savelli)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s