Vinicius Anhucci fará oficina de futebol americano para professores de educação física

O futebol americano pode estar dando o primeiro passo para ser ensinado durante as aulas de educação física nas escolas de Curitiba. Com a iniciativa de Fabíola Berwanger, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, o wide receiver e quarterback do Brown Spiders FA Vinícius Anhucci realizará uma oficina sobre o esporte nesta quarta-feira, 8 de agosto, com professores de educação física, com o objetivo de apresentar o esporte e mostrar possibilidades para aplicação durante as aulas.

anhucci oficina 03

Nós conversamos com o atleta, que também é professor de educação física e já utiliza ferramentas do esporte em suas aulas, que explicou sobre como surgiu a ideia: “O contato veio da Fabíola Berwanger para que pudéssemos oportunizar para os professores de Ed. Física a inserção de vivências do futebol americano nas aulas curriculares. Foram alguns meses planejando e discutindo bastante para sairmos com a oficina bem estruturada para eles. Em todas as escolas que passei como professor ou estagiário dei aulas com esse tema. Tudo começou no incentivo e conscientização para que os alunos entendessem e também tirassem um pouco da ideia construída que é um esporte violento”.

anhucci oficina 04Anhucci continuou, falando também suas percepções sobre o tema e sobre alguns dos tópicos que serão abordados durante a oficina: “Já fui em diversas escolas e depois de tanto tempo escutando que os professores queriam obter o conhecimento para passar o conteúdo, surgiu essa grande oportunidade de atingir Curitiba como um todo. Vamos fazer uma apresentação para os professores com a história do esporte, o cenário internacional e nacional e abordar as regras e modalidades ligadas ao futebol americano. Vamos enfatizar bem, desde o flag até o full pads. E claro, a parte prática não pode faltar”.

Pessoalmente, Vinícius comentou sobre a satisfação de poder estar a frente de um projeto tão importante para o esporte: “É algo maravilhoso e muito gratificante. Já fico feliz por hoje ver alunos meus (meninos e meninas) das escolas jogando em times da cidade, então é uma honra maior ainda fazer parte do grupo de pessoas que ajuda a espalhar a modalidade por aqui. Trabalhei na seleção sub19 do Paraná e conversei muito com o Coach Gino [Santoro] sobre o trabalho que ele faz em outra escola. Recentemente eles compraram vários equipamentos, o que é sensacional. Onde dou aula, os alunos também tem os materiais e alguns até fazem parte da BSFS [categoria de base do Brown Spiders]. O BS visita algumas escolas, assim como outras equipes. A intenção é difundir o esporte, acima de tudo. E é muito bom estar sempre na frente disso”.

O wide receiver finalizou, comentando sobre a continuidade do projeto, para não ser algo passageiro: “Vamos manter contato com os professores para tirar dúvidas, fazer oficinas em cada escola se necessário e auxiliar ao máximo na obtenção do material prático para as vivências escolares. Vamos também passar uma orientação de onde podem tirar ideias e exercícios que podem ser aplicados dentro do ambiente escolar”.

As oficinas acontecerão nesta quarta-feira, 8 de agosto, no período da manhã (das 8h30 às 11h) e a tarde (das 13h30 às 16h), no Complexo Esportivo Brown Spiders (Rua Suécia, 1045 – Tarumã, Curitiba/PR). Até a noite desta terça-feira, 7 de agosto, mais de 80 professores já se inscreveram para a oficina.

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s