Ex-Moon Howlers, Daniel Cabral é o novo coordenador de ataque do Brown Spiders

A primeira movimentação entre as comissões técnicas das equipes para a temporada 2019 já foi anunciada. Daniel Cabral, ex-head coach do Moon Howlers, será o novo comandante do ataque do Brown Spiders, assumindo como coordenador de ataque da equipe. E nós conversamos com Daniel, que nos contou um pouco sobre como foi aceitar este novo desafio.

daniel cabral head coach bs 04

Então head coach do Moon Howlers, Daniel Cabral teve uma grande temporada 2018 com a equipe. Logo na segunda participação do time no campeonato paranaense, conquistou sua primeira vitória, batendo na trave para a classificação aos playoffs. Já no segundo semestre, o time chegou aos playoffs da Copa Sul, mostrando uma grande evolução quando comparamos com 2017, primeira temporada oficial do time.

Quando perguntado sobre os motivos que o levou ao BS, Daniel falou que a história que tem com o time foi um dos fatores para a escolha: “Poucas pessoas sabem, mas eu comecei minha história no futebol americano no Brown Spiders, em 2013, jogando na secundária, antes de eu ir para os Estados Unidos. Quando eu voltei ao Brasil, não deu certo minha volta pro BS, até por conta de uma lesão. Depois de um tempo, recebi um convite do Moon Howlers pra treinar com eles e foi quando retomei a minha paixão pelo esporte. Então, após esse ano com o MH, quando o BS me convidou pra trabalhar com eles, eu acho que pesou um pouco a história, a paixão e o ‘clubismo’ pelo Brown Spiders. Por isso, decidi voltar pra ajudar o time”.

daniel cabral head coach bs 03

De olho já na temporada de 2019, Daniel citou um desafio pessoal como principal do ano: “O primeiro desafio será um pessoal, buscando ser um melhor treinador. Parte da minha decisão de sair de head coach de um time pra tornar um coordenador de outro parte desse princípio de que eu preciso me desenvolver mais como treinador. Vejo que acabei falhando um pouco em acompanhar algumas coisas, então vejo que tenho um desafio grande de continuar me desenvolvendo como treinador”.

“O segundo desafio será o choque cultural, de uma cultura que já existe no BS e a minha”, continuou Cabral. “Diferente do Moon Howlers, que eu podia criar um planejamento de ataque meio que do zero, pois o time ainda estava construindo sua identidade, aqui no Brown Spiders não é assim. Eles já tem um modo de jogo, que funciona e já tem um modo que eles operam e que dá certo. Então, eu preciso me adaptar a essas coisas que eles já fazem bem e ter a flexibilidade pra trazer coisas novas e o time continuar evoluindo”.

daniel cabral head coach bs 01

O Brown Spiders, um dos times mais tradicionais do Brasil, foi rebaixado em 2017 da Brasil Futebol Americano (BFA), principal competição do esporte no País, e não conseguiu o retorno no ano passado, quando disputou a Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA). Desta forma, Cabral garante que o acesso é o grande objetivo em 2019: “Queremos batalhar pra voltar pra divisão principal. Esse é o principal objetivo do ano. Claro que temos várias micro metas pra chegar lá e é baseado nisso, num trabalho de longo prazo, que iremos atuar. Obviamente, penso no título do paranaense, mas, se eu tivesse que definir o pedido do ano, seria o acesso”.

Quando perguntado se tem algum sistema ofensivo preparado para colocar no BS, Cabral afirma que tudo passa por ter consistência: “Eu não quero ficar falando sobre qual tipo de ataque vou trazer ou implementar. Acho que a principal questão que eu quero trazer para o Brown Spiders é a consistência. Eu quero ser um time que corre e passa consistentemente com a bola. Quero ser um time que protege o pocket corretamente. Quero ter um time que os recebedores corram suas rotas corretas de maneira consistente. Então, a palavra é essa. É garantir que, mesmo executando o básico, executaremos com maestria”.

daniel cabral head coach bs 02

Daniel finaliza, agradecendo ao Moon Howlers pelo tempo que esteve no comando da equipe: “Eu sou extremamente grato ao Moon Howlers, por tudo que eles fizeram por mim. Eles me abriram as portas novamente no futebol americano e me deram ânimo pra eu voltar a gostar deste esporte. Além disso, vejo que eles tem um projeto muito ousado, diferente e acho que eles tem tudo pra continuar ser um time forte nos próximos anos em Curitiba. Esse ano, por exemplo, não tenho dúvidas que continuarão incomodando muita gente. Torço muito pelo sucesso deles”.

Cabral chega para assumir o cargo de coordenador de ataque do Brown Spiders, cargo antes ocupado por Alberto Magno. Mas, o ex-coordenador ofensivo continuará na equipe, como atleta, atuando como running back.

Já no Moon Howlers, Carlos Zuchi assumirá a posição de head coach. Vale lembrar que Zuchi era assistente de Daniel Cabral até o fim de 2018. Ao lado dele, Marco Coelho e Marco Souza foram mantidos nas posições de Coordenador de defesa e Coordenador dos times de especialistas, respectivamente.

(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s