Vem aí o Campeonato Paranaense de Futebol Americano Feminino

No final do mês de abril terá início o Campeonato Paranaense de Futebol Americano Feminino 2019. Com a presença de três equipes da capital, Coldkillers FA, Curitiba Lions e Curitiba Silverhawks, a competição será maior do que a realizada no ano passado, com todas as equipes se enfrentando em turno único, porém, em dias isolados. As duas primeiras colocadas realizarão uma partida final, no Araucária Bowl, que decidirá a grande campeã.

 

Vale lembrar que, em 2018, a competição foi realizada em um único dia, com três jogos (dois de cada equipe) e o título ficando com o Curitiba Silverhawks (clique aqui e relembre como foram as partidas). Agora, o certame será realizado com as partidas em dias isolados, prezando pela qualidade técnica e integridade física das atletas.

Confira abaixo a tabela prevista da competição:

  • 28 de abril: Curitiba Silverhawks x ColdKillers FA;
  • 11 de maio: Curitiba Lions x Curitiba Silverhawks;
  • 25 de maio: ColdKillers FA x Curitiba Lions.

O Araucária Bowl, grande final da competição, apesar de ainda não ter data confirmada, deverá ocorrer no mesmo final de semana do Paraná Bowl, final do campeonato masculino. A tendência é que seja um jogo no sábado e outro no domingo, ou, uma rodada dupla de futebol americano, com uma partida pela manhã e outra pela tarde.

Ester Alencar
Ester Alencar, Diretora Esportiva de Futebol Americano Feminino da FPFA (Foto: Vinícius Basso / Futebol Americano Paranaense)

Nós conversamos com Ester Alencar, Diretora Esportiva de Futebol Americano Feminino da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) que nos falou um pouco sobre a avaliação do evento feito em 2018: “O formato do ano passado foi uma primeira experiência, uma primeira proposta de competição estadual para os times. A gente viu que teve frutos muito positivos, com resultados muito legais. Foi um evento incrível para todos que participaram, tanto torcida quanto os times. Enquanto FPFA, acreditamos muito no potencial da modalidade”.

Ester continuou, falando sobre o novo formato da competição: “Mas, sabemos que essa não é a forma ideal de acontecer o campeonato, com jogos reduzidos e no mesmo dia, além do fato de jogar duas partidas seguidas. Então, num primeiro momento, tirar de um único dia eleva diretamente o nível técnico dos jogos. Além disso, trouxemos também a proposta para termos uma final após as três rodadas, caracterizando realmente como um campeonato mais robusto”.

Jackson Bartnik
Jackson Bartnik, Presidente da FPFA (Foto: Vinícius Basso / Futebol Americano Paranaense)

Conversamos também com Jackson Bartnik, presidente da FPFA, que também falou sobre a mudança de formato e nos contou sobre a escolha do nome da grande final, o Araucária Bowl. “A ideia é repetir a fórmula de sucesso do campeonato masculino modalidade tackle. Além disso, o campeonato feminino precisava evoluir do torneio de um final de semana do ano passado para um campeonato com mais jogos e mais finais de semanas. O nome escolhido foi o Araucária Bowl para seguir a tradição de valorizar os símbolos da nossa terra”.

O presidente finalizou, falando sobre os planos da FPFA para o evento: “O Araucária Bowl promete ser um jogo extremamente disputado e um evento com muitas atrações e até uma rodada dupla com o Paraná Bowl é cogitada. Então, pode-se esperar um final de semana com muito futebol americano e diversas atrações para toda a família, como cheerleaders, bandas, boa comida, entre outras”.

(Fotos: Vinícius Basso / Futebol Americano Paranaense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s