A vitória do Coritiba Crocodiles sobre o Maringá Pyros certamente teve um gosto especial para o time, por ter dado o título da Divisão Elite do Campeonato Paranaense de Futebol Americano. Mas, o sabor foi ainda melhor para alguns dos atletas: o quarterback Matheus Sato e o wide receiver Henrique Aguiar anotaram seus primeiros touchdowns com o time adulto, após passarem os últimos anos na formação da base da equipe.

Relembre aqui como foi a vitória do Croco sobre o Pyros.
Na estreia da equipe na temporada, contra o Brown Spiders, o #29 Joãozinho, também formado na base da equipe, praticamente anotou um TD, interceptando um passe dentro de sua própria end zone e saindo pela linha de uma jarda, impedindo a pontuação do BS. Já no último jogo, contra o Pyros, o primeiro TD foi em recepção do #19 Henrique Aguiar, após passe do experiente QB Ramon “Mamão” Martire. Pouco depois, antes do intervalo, o jovem QB #10 Matheus Sato lançou seu primeiro passe pra TD no time adulto, para o WR #13 Athos Daniel Jr..
Veja aqui tudo sobre a vitória da equipe sobre o Brown Spiders.

Nós conversamos com Adan Rodriguez, que é presidente do Croco, coordenador da base e wide receiver da equipe. Para o ex-capitão da seleção brasileira, esse momento foi especial: “Sempre fui um cara que defendeu a base, acredito que este é o futuro do nosso esporte e não seria diferente dentro do Croco. Esses atletas que subiram para a equipe principal foram os que mais e destacaram na base e, alguns deles, ainda tem idade para jogar lá. De qualquer forma, fico muito feliz de poder alinhar ao lado deles, ser coach e atleta, agora dentro de campo. Eu vejo uma renovação muito boa no Crocodiles, principalmente relacionado à filosofia do time e isso eu acho que não tem preço”.
Já para Matheus Sato, a sensação é de realização e gratidão: “Entrar e dividir o campo com a equipe do Croco foi uma sensação única. Ter a oportunidade de estar ao lado de grandes nomes do FABR e também jogar a primeira temporada com meu irmão significa muito para mim. No jogo, me deram um drive para avançar meio campo. O jogo terrestre fluiu muito bem com bons bloqueios da OL, após isso, tive a oportunidade de completar meu primeiro passe, logo para meu coach Adan Rodriguez e depois o touchdown para o Athos, dois atletas que me ensinam e ajudam muito. Marcar meus primeiros pontos na equipe principal foi único, sentir o clima e a comemoração do time foi excelente”.

Sato continuou, falando sobre o aprendizado que é treinar ao lado de outros quarterbacks, como o Ramon “Mamão” Martire e Elijah Freeman. “Tenho muito a agradecer ao Mamão, quem me proporcionou um de seus drives abrindo uma grande oportunidade para mim. Conviver treino após treino com grandes quarterbacks como Elijah e Mamão me ensina muito, ambos se preocupam em passar seus conhecimentos e eu nesse meio tento absorver o máximo possível de cada um. Graças a eles, e também ao coach Toddy, acredito que meu jogo tem evoluído. A cada treino é um ensinamento novo que tende a me ajudar tanto dentro quanto fora de campo.
Confira abaixo, no vídeo do nosso parceiro, Caçadores de Jardas, a recepção pra touchdown do WR #19 Henrique Aguiar.
Adan aproveitou para falar sobre o título da Divisão Elite do Campeonato Paranaense 2019: “É muito importante, pois nos garante o seed #1 e a vantagem de jogar em casa. A partir de agora o campeonato muda, playoff é totalmente diferente, todo mundo pode ganhar, então temos que tomar cuidado. Lembro que dois anos atrás a gente acabou saindo na semifinal, então espero que tenhamos aprendido bastante com esse erro, para que não se repita. Agora, é fazer a lição de casa, dentro e fora de campo, pra deixar o jogo mais fácil pra gente”.
O Coritiba Crocodiles enfrentará, nas quartas de final, o Moon Howlers, que venceu a partida de wild card, fora de casa, contra o Foz do Iguaçu Black Sharks. A partida está marcada para o dia 19 de maio, domingo, a partir das 14h.
(Fotos: Vinícius Basso / Futebol Americano Paranaense)