Cascavel Olympians inicia projeto de futebol americano feminino

O futebol americano feminino acaba de dar mais uma demonstração que não para de crescer. O Cascavel Olympians, programa de FA do interior do Paraná, anunciou nesta semana que iniciou a categoria feminina em sua equipe e tem o objetivo de expandi-la e torná-la competitiva. Esse é o primeiro elenco feminino no estado fora da capital, Curitiba.

Cascavel Olympians feminino 02

A capital paranaense possui três equipes de futebol americano feminino, o Curitiba Silverhawks, atuais bicampeãs estaduais, o Cold Killers e o Curitiba Lions Feminino. Desta forma, a categoria feminina do Olympians seria a primeira iniciativa no interior do estado, o que é muito importante para a disseminação da categoria.

Nós conversamos com Michel Antunes de Oliveira, head coach do masculino do Olympians e um dos idealizadores do FA feminino na equipe, que nos contou um pouco mais sobre como a ideia surgiu: “Olhamos para o cenário estadual e nacional e vimos uma crescente dos times femininos e o destaque cada vez maior na nossa federação. Abrimos o tryout incluindo para o feminino e tivemos a grata surpresa de uma inscrição. Apostando nisso, abrimos nesse segundo semestre mais um e novamente tivemos e boas surpresas”.

Atualmente o elenco feminino do Olympians conta com 9 atletas, mas, o objetivo é de terminar o ano com 30. O head coach comentou ainda que a estrutura de treinos aplicada é a mesma da categoria masculina: “A estrutura de treinos é a mesma que temos atualmente no masculino. Treinos na quarta e no domingo, além da recente conquista da equipe, tendo acesso a uma academia através da secretaria de esportes no mesmo lugar que treinamos. Então passamos a incluir terça e quinta como treino físico.”

Olhando para o futuro, o head coach foi bastante claro: o objetivo é a equipe ser competitiva já em 2021: “Nossos planos é termos o primeiro time feminino fora da capital e a partir do roster estar completo entrarmos no campeonato feminino promovido pela nossa federação. Hoje nossas atletas treinam junto com o masculino e algumas já trazem experiência pois participavam do time de rugby da cidade. A nossa expectativa é que tenhamos um time competitivo em 2021”.

Aproveitamos para conversar também com uma das atletas, Taina Viana, que nos falou sobre a empolgação de fazer parte deste novo projeto: “Eu sempre pratiquei esportes, então eu ia muito ao ginásio e sempre os via, mas nunca havia me aproximado pois sempre me falavam que era um esporte para homens. No ano passado meu amigo que é um dos jogadores me enviou a foto da seletiva e me incentivou a ir. Me apaixonei demais pelo esporte e pela família que é este time e hoje é meu sonho ter o time feminino da cidade e mostrar que o interior tem muito a se mostrar”.

Já conhecido por ser um celeiro do esporte no Brasil, o Paraná também é referência no futebol americano feminino. O estado foi o primeiro a realizar uma competição específica da categoria, que já chegou, em 2019, à sua segunda edição. Agora fica a torcida para vermos o time de Cascavel em atividade e que isso sirva de motivação para que outras cidades do interior também busquem times e atletas na categoria. E é claro que você vai conferir todos esses próximos passos aqui, no FA Paranaense.

(Foto: Divulgação Facebook / Cascavel Olympians)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s